top of page

Quanto você gastaria com lâmpadas em 14 anos?

PUBLICADO EM BLOGCALCULADORACURIOSIDADESLEDTECNOLOGIA LED

Que o LED é caro, (quase) todo mundo sabe. Agora você tem ideia do quanto pode custar se comprar um LED agora e só trocá-lo nos próximos 14 anos? Criamos uma ilustração para mostrar que a economia com consumo e manutenção do LED pode compensar ao longo prazo, em comparação com as tecnologias tradicionais.

O período de tempo considerado foi pensando na duração do LED, que geralmente vai de 25 a 30 mil horas, dependendo do modelo. A diferença é grande quando comparada à fluorescente, que dura 8 mil horas, e é ainda maior quando comparada às 750h de vida média da incandescente. Claro que supomos que a incandescente não estivesse banida até lá, ao contrário do prazo de validade já anunciado pelo Ministério de Minas e Energia que o produto ficará nas prateleiras até 2016.

Em 14 anos, 42 lâmpadas incandescentes seriam trocadas. Já, no caso das fluorescentes, seriam 4 ou 5 lâmpadas, porém esse número pode ser maior por vários motivos, como instalações elétricas com problemas, por exemplo.

A aplicação do LED é prática, você utiliza a rosca E-27 (a mesma das incandescentes e fluorescentes) e todas elas servem para todos os ambientes de uma residência, em luminárias e abajures.

A manutenção residencial da lâmpada abrange somente o custo da substituição, sem considerar a mão-de-obra. As lâmpadas incandescentes e fluorescentes geralmente queimam após o fim da sua vida útil. Com o LED, isso não acontece. Depois das 30.000h de vida, ele somente perde 30% da sua luminosidade (fluxo luminoso).

O LED é uma tecnologia que está em constante pesquisa para melhorar a sua eficiência e que, assim como a tecnologia evolui, na medida em que o LED vai se popularizando, o seu preço abaixa.

Veja na ilustração abaixo com quanto tempo você paga o investimento com o LED e o quanto economiza nos 14 anos de duração dele:

Economia LED
bottom of page